WWW.WEBRADIOCONEXÃO.NET

segunda-feira, 19 de agosto de 2013

Compromisso - A base de um relacionamento.



O compromisso é a base de todo relacionamento, quer terreno ou celestial, e o Livro de Rute demonstra a aplicação desse conceito celestial de concerto na vida terrena. 
A declaração de compromisso de Rute (Rt 1:16-17) trata de acontecimentos, situações e relacionamentos que uniriam para sempre a vida de duas mulheres. 
Ela aceitou de bom grado um futuro incerto e, mediante um juramento solene, se comprometeu não apenas com Noemi, mas também com o Deus de Israel. 
Apenas nesta declaração Rute usa o nome de Deus no concerto Javé, em lugar da designação impessoal Elohim, apenas Noemi, Boaz e outros usaram o nome Javé com frequência, tanto para abençoar como para se queixar. 


Rute ingressou oficialmente no povo cujo Deus era Javé, que se tornou o seu Deus, assim como era o Deus de Noemi, testemunha presente e juiz futuro de todos os acontecimentos por vir. 
Seu compromisso descreve uma ligação permanente entre duas vidas que vai muito além de um companheirismo passageiro. 
Rute "se apegou" a Noemi (Rt 1:14; veja 2:8-21), onde o mesmo verbo é traduzido como "ajuntar"). Esse termo pactual também é usado para descrever o relacionamento íntimo entre marido e mulher (Gn 2:24) e para retratar a fidelidade de Deus para com seu povo do concerto (Dt 10:20). 


Também descreve uma amizade mais chegada que o relacionamento entre irmãos. Uma base firme de amor determinado e devoção prática distinguiram o compromisso de Rute dos meros clichês ou demonstrações momentâneas de emoção. 
Abraão deixou seu lar depois de receber uma ordem (Gn 12:1); Rute deixou sua terra natal pagã por sua própria iniciativa, apesar dos protestos de sua sogra, a fim de buscar refúgio sob as "asas" de Deus (Rt 2:12). 
Rute ofereceu sua vida primeiro a Noemi, e por fim a Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

http://www.elo7.com.br/meuquartinhoateliemv

Postagens populares

Atalho do Facebook